Cyl Gallindo é da Academia de Letras do Brasil - Brasília/ DF; jornalista filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, ao Instituto Histórico e Geográfico do DF, à ANE – Associação Nacional dos Escritores – Brasília/DF; membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste e também à União Brasileira de Escritores - Seção de Pernambuco.

Trabalhou na Assessoria de Comunicação Social no Senado Federal (Gabinete 25); foi correspondente do Jornal de Letras (RJ), tem trabalhos publicados em diversos jornais do País e, atualmente, é editor para todo o Brasil de Francachela – Revista Internacional de Literatura e Arte, editada na Argentina e correspondente de Archipélago – Revista Cultural de Nossa Aamérica /México. Foi membro (fundador) do Conselho Municipal de Cultura do Recife. Conquistou prêmios de âmbito nacional com poesias e contos. Alguns dos seus trabalhos foram traduzidos para o francês, espanhol e alemão, publicados na França, Estados Unidos, Áustria, Colômbia e Argentina. Tem 15 livros publicados. Com verbetes em vários Dicionários de Literatura e na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho.

Homenageado com “Placas de Prata por ocasião dos 30 anos de Vida Literária”, concedida pela União Brasileira de Escritores – Secção de Pernambuco; Academia Pernambucana de Letras, Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia Recifense de Letras e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores /1996 e “Placa de Prata 100 Anos de Publicação de Os Sertões, de Euclides da Cunha” concedida pela Câmara Municipal e Casa Euclides da Cunha, de S. José do Rio Pardo – São Paulo.

Proposta do Vereador Paulo Dantas, em 2004, foi agraciado pela Câmara Municipal do Recife com a Medalha José Mariano e o Título de Cidadão do Recife. Cyl Gallindo nasceu em Buíque/PE, a 28/05/1935.

Ir a índice de América

Ir a índice de Gallindo, Cyl

Ir a página inicio

Ir a mapa del sitio